O “Derrame”, ou Acidente Vascular Cerebral

Com certeza você já ouviu falar sobre o Derrame ou AVC, mas sabe exatamente do que se trata?

Coágulos e, às vezes, o rompimento de vasos sanguíneos no cérebro causam morte celular em uma área do sistema nervoso central.

O Acidente Vascular Cerebral é um problema gravíssimo, e sua incidência vem aumentando. A previsão é que, em 2030, o número de mortes por AVC chegue a 7,8 milhões de pessoas no mundo. Um estudo mostrou que entre 2007 e 2011 o número de vítimas de AVC que tinham entre 15 e 34 anos aumentou em 21%. São dados assustadores!

Quem sobrevive a um AVC normalmente convive com sequelas que impedem a pessoa de ter uma vida normal. Em torno de 70% não consegue mais trabalhar e 30% precisarão de ajuda para andar.

Principais causas de AVC

As principais causas de AVC são a hipertensão arterial, arritmias cardíacas, diabetes, tabagismo, consumo de álcool e uso de alguns anticoncepcionais. A maioria das causas está associada ao estilo de vida e à alimentação.

Os Dois Tipos de AVC

AVC Isquêmico

É o tipo mais frequente. Corresponde a cerca de 85% dos casos registrados. Ele ocorre quando um coágulo interrompe o fluxo de sangue nas artérias que irrigam o cérebro.

AVC Hemorrágico

Este tipo de AVC ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, causando hemorragia em algum lugar do cérebro.

Sintomas de AVC

Quanto mais rápido uma vítima de AVC for atendida, maiores são as chances de sobrevivência e menores as sequelas! Fique atento a: perda de força no braço ou perna em um lado do corpo; perda de visão em um ou em ambos os olhos; dor de cabeça forte e persistente e dificuldade para falar ou entender.

Como se prevenir de um AVC?

Se você fizer exercícios regularmente, controlar a pressão arterial, alimentar-se bem, não fumar e limitar o consumo de bebidas alcoólicas, reduzirá a possibilidade de sofrer um AVC em cerca de 90%!

Telefone

(41) 3262-9053

Localização

Sede MAB:
Rua da Paz, 195 - cj 315

Sede Hospital das Nações:
Rua Raphael Papa, 10

Emergências cardiológicas 24h
atendemos na sede Hospital das Nações

Entre em contato

Desenvolvido por Septimo