Saúde e Bem-Estar Através da Dança

Na maioria das vezes em que pensamos sobre exercício físico, o que vem à nossa mente são atividades como corrida, caminhada, musculação, etc. Nem todas as pessoas se identificam com esse tipo de esporte, razão pela qual muita gente torce o nariz e foge do que, muitas vezes, é uma recomendação médica visando a melhora de hábitos de saúde.

Exercitar-se é muito mais do que um hábito para se manter em forma. É uma ferramenta que nos possibilita – desde que praticada de forma rotineira – a melhorar o condicionamento físico e cardiovascular, além de combater o sedentarismo e a obesidade.

E se você pudesse fazer um exercício físico que parece mais com diversão do que com obrigação? Dance! Dançar, além de manter seu corpo saudável, traz benefícios também para a saúde mental. Quem “dança” seus males espanta!

Uma modalidade que vai bem em todas as idades é a Dança de Salão: por ser uma dança realizada em pares, contribui para a socialização e garante uma maior permanência de seus praticantes. Não tem par? Sem problemas! Você pode aproveitar o tempo da aula aprendendo passos sozinho ou interagir com outros participantes e fazer novas amizades.

Você pode fazer quantas aulas por semana quiser, sempre prestando atenção aos limites do seu corpo para não cometer excessos, pois, nosso sistema cardiorrespiratório consegue se adaptar mais rapidamente aos exercícios do que a nossa musculatura. Evite sobrecarregar seus músculos.

Alguns dos ritmos trabalhados durante as aulas são: Tango, Bolero, Salsa e Forró. Uma aula de Dança de Salão queima em torno de 600 calorias. Mas além de queimar calorias, o que a dança pode fazer por você?

– Sistema Neurológico: melhora da função cognitiva e memória através da aprendizagem de novos passos;

– Sistema Músculo Esquelético: melhora da coordenação motora, postura, flexibilidade e melhora da densidade óssea;

– Sistema Cardiovascular e Respiratório: melhora da circulação e bombeamento de sangue mais oxigenado para o corpo e para os músculos. Através da perda de peso, ocorre a diminuição dos níveis de glicemia, aumento da produção do HDL (colesterol bom) e a redução do risco de aterosclerose;

– Benefícios psicológicos: liberação de serotonina que aumenta a sensação de felicidade, melhora da autoestima, socialização, combate à depressão e isolamento. Também ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.

Que tal experimentar uma aula? Se você se encontrar na dança, provavelmente levará essa maneira de se exercitar para a vida toda!

Deixe a vergonha de lado, sinta a música fluir no seu corpo e liberte-se. Dançar é remédio para o corpo e para a alma. Pode ser sozinho em casa, na pista de dança ou em uma academia. É uma atividade lúdica e prazerosa para pessoas de qualquer idade, além de contribuir para a saúde física e mental.

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