Clínica Cardiológica
 

Central de agendamento:
(41) 3262-9053

Facebook  
 

Segunda à sexta-feira - 08hrs às 20hrs

Sábado - 08hrs às 12hrs

Home

A Clinica

Convênios

Exames

Manual do cliente

Corpo Clínico

Serviços

Localização

Fale Conosco

Notícias Institucionais





Avaliação de Marca-Passo

Este exame é indicado para ser realizado periodicamente em pessoas portadoras de marca-passo. As avaliações promovem um melhor aproveitamento do marca-passo e a identificação de algum problema em seu funcionamento. E, ainda, indica o melhor momento para troca do gerador (A bateria não dura para sempre). A primeira avaliação é realizada após 30 dias da cirurgia. Geralmente, as avaliações subseqüentes são realizadas a cada seis meses.

Eletrocardiograma Ecg

O eletrocardiograma ( ECG) é o registro dos fenômenos elétricos que se originam durante a atividade cardíaca, serve como um auxiliar valioso no diagnóstico do grande numero de cardiopatias, principalmente as que envolvem alterações no ritmo cardíaco e deficiência da circulação pelas artérias coronárias.

Ecodoppler de Carótidas e vertebrais

É um método de imagem, que utiliza ultras-som para avaliar em tempo real a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro). Também serve para avaliação do estágio da doença.

Ecocardiograma bidimensional colorido

Este exame consiste na realização de uma ultra-sonografia do coração, para aquisição de imagens do mesmo avaliando a anatomia, tamanho e funções das câmaras, funcionamento das válvulas, avaliação da aorta, etc. Pode ser realizado em qualquer idade, é indolor e rápido. Pode ser realizado em qualquer idade, inclusive dentro do útero e em pacientes internados.

Holter – Eletrocardiograma de longa duração

O método tem a finalidade de avaliar a atividade elétrica do coração pelo período convencional de 24 horas, armazenando o eletrocardiograma em um pequeno gravador que o paciente transporta durante todo o exame. Está indicado principalmente para a detecção e caracterização de arritmias, relacionando-as a sintomas como palpitações, taquicardias, tonturas, desmaios, falta de ar, dor torácica, etc.
Outras aplicações incluem avaliação terapêutica antiarritmica, da função de marca-passos e na monitorização de isquemia do miocárdio.

MAPA – Monitorização ambulatorial de pressão arterial

O exame de monitorização ambulatorial da pressão arterial (M.A.P.A.) é realizado para visualizar as alterações de pressão arterial de 15 minutos em 15 minutos durante o período de 24 horas, esses números ficarão registrados em um pequeno gravador preso na cintura e depois poderão ser avaliados pelo médico.
Neste dia o paciente deve realizar suas atividades diárias normalmente e informar ao médico o uso de medicamentos contínuos.

Pré-operatório

A avaliação pré-operatória é um conjunto de procedimentos que visa diminuir os riscos da cirurgia. Essa avaliação consta de: história e exame físico: exames pré-operatórios inespecíficos e específicos: avaliação de risco cardiovascular. Orientações quanto a suspensão ou não das medicações de uso contínuo do paciente antes da cirurgia.

Teste de esforço – Ergometria

O teste ergométrico serve para avaliar o seu real condicionamento cardiovascular, prever uma possível doença arterial coronariana e ainda por métodos diretos e indiretos medir o consumo máximo de oxigênio (VO²). O teste ergométrico é realizado para avaliar o suprimento de sangue e a função do coração. Você andará sobre uma esteira ergométrica enquanto a velocidade e o grau de inclinação aumentam gradativamente, conforme o período
pré-determinado de acordo com o protocolo escolhido pelo médico.

Eco-Estresse Farmacológico

Trata-se de um exame no qual é realizada uma ultrassonografia do coração em repouso para avaliação da contratilidade do mesmo, e a seguir, após a administração de uma droga chamada dobutamina que tem a capacidade de acelerar os batimentos cardíacos e aumentar a força da contração do músculo. A comparação das imagens em repouso com as obtidas após a administração da medicação pode fornecer informações importantes sobre a circulação da artérias coronárias. É um exame seguro se respeitadas suas contra indicações (hipertensão arterial descontrolada e arritmias cardíacas graves, por exemplo), realizado com o paciente sob monitorização contínua de batimentos cardíacos e pressão arterial.

Cateterismo Cardíaco (Realizado no Hospital das Nações)

O cateterismo cardíaco é um método diagnosticado invasivo que avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco e também a presença ou não de entupimentos nas artérias coronárias, que são causados principalmente pelas "placas de gordura".

Para realizá-lo é necessário a introdução de um cateter em um vaso sanguíneo para se chegar ao coração. O cateter pode ser introduzido por uma artéria ou veia a partir da perna (virilha; técnica femoral) ou braço, ao nível do cotovelo (técnica branquial) ou do punho (técnica radial). A escolha de uma ou outra técnica ficará a critério do operador, objetivando o maior conforto do paciente.
Este exame também é conhecido como coronariografia, cineangiocoronariografia ou angiografia coronariana.

Angioplastia Coronária (Realizado no Hospital das Nações)

A angioplastia é um procedimento não cirúrgico no qual é possível desobstruir artérias com deficiente fluxo de sangue causado por entupimento por placas de colesterol em sua parede.

Angioplastia e implante de Stent (Realizado no Hospital das Nações)

O Stent é uma prótese metálica expansível, em forma cilíndrica, que é implantada logo após a angioplastia pelo balão com o intuito de diminuir a chance da artéria coronária ficar novamente obstruída por aterosclerose com o passar do tempo.

Tilt Teste

 

 

Fale Conosco
 
Envie sua mensagem


 

Telefone: (41) 3262 9053

Rua da Paz,195 Cj 315
Emergências cardiológicas 24 horas: Rua Raphael Papa, 10.