A arritmia cardíaca pode ser definida como uma condição que causa “descompasso” no ritmo dos batimentos cardíacos. Ou seja, o coração, que deveria bater de forma rítmica, por vezes acelera ou diminui o ritmo dos batimentos de forma desordenada. Essa condição pode ser associada a problemas físicos ou psicológicos.
A arritmia pode se dar de duas formas: a primeira delas é a chamada taquicardia, caracterizada pela aceleração dos batimentos do coração, e a segunda é chamada de bradicardia, quando o coração bate de forma mais lenta do que o normal. A princípio pode parecer algo simples, mas essas condições podem causar um colapso no órgão.
A arritmia pode ser causada por fatores psicológicos ou pode estar relacionada a outros problemas de saúde como hipertensão, insuficiência cardíaca e, até mesmo, a uma condição genética.
Em alguns casos, a arritmia também pode estar ligada a hábitos prejudiciais à saúde do coração, como tabagismo, alcoolismo, e outros.
Em geral, essa condição se desenvolve silenciosamente, não apresentando sintomas claros. Muitas vezes, só é descoberta em exames de rotina. Em alguns casos pode se caracterizar por sintomas como dor e desconforto no peito, desmaios, tonturas, fraqueza, vertigens, suor frio e excessivo e sensação de nó na garganta.
É indicada a consulta com um cardiologista caso haja a constatação de alguns desses sinais. Ainda que não seja um caso de arritmia, são sintomas que exigem a atenção de um médico especialista.
O tratamento para a doença depende de alguns fatores. Em geral, o controle com medicamentos ou intervenções só é indicado para os casos mais graves. As intervenções podem incluir, desde desfibrilação, até procedimentos cirúrgicos. Nos casos mais leves, o acompanhamento é feito por meio de exames periódicos.
Independente de sintomas, o aconselhado é que o indivíduo mantenha hábitos saudáveis e faça exames periódicos para manter a saúde do coração em dia.
Matriz:
Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 295
Curitiba - PR
Sede Hospital das Nações:
Rua Raphael Papa, 10
Curitiba - PR
Emergências cardiológicas 24h
atendemos na sede Hospital das Nações