A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Em geral, os níveis da pressão sanguínea ficam entre 11/06 e 12/08, este último é considerado o nível ideal. Porém, quando as pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9) o coração começa a trabalhar com sobrecarga e, esse esforço excessivo, pode levar à incidência de um infarto, AVC, aneurisma arterial e outros problemas associados.
Na maioria dos casos o problema com a pressão tem origem genética, passando de pais para filhos, mas, os hábitos de vida também podem influenciar no surgimento do problema.
O aumento da pressão, em geral, não apresenta sintomas perceptíveis. Contudo, quando a pressão está muito elevada, pode apresentar sintomas como:
O tratamento para a hipertensão é feito com uso de medicamentos que auxiliem na manutenção dos níveis ideais. O objetivo é manter a pressão em 12 por 8.
Mudanças nos hábitos de vida também são indicadas: dieta equilibrada, diminuição do consumo de alimentos com gorduras e sal e prática de exercícios físicos regularmente são fatores que auxiliam no controle da pressão.
Se você sente alguns dos sintomas listados anteriormente, procure um médico para garantir que está tudo bem com a sua saúde. A prevenção é sempre a melhor opção.
Matriz:
Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 295
Curitiba - PR
Sede Hospital das Nações:
Rua Raphael Papa, 10
Curitiba - PR
Emergências cardiológicas 24h
atendemos na sede Hospital das Nações