Causas da Obesidade

Existem vários fatores que podem ser responsáveis pela obesidade, que é o acúmulo de tecido adiposo superior a 20% do peso total de uma pessoa.

A causa mais comum é consumir mais calorias do que o corpo é capaz de utilizar. Via de regra o indivíduo obeso é também sedentário, o que acaba por dificultar o gasto energético e aumentar o acúmulo de gordura.

Cerca de 50% da população adulta brasileira já apresenta sobrepeso. Com relação aos considerados obesos, a população brasileira já conta com mais de 20 milhões de indivíduos.

Existe um cálculo, chamado de IMC (Índice de Massa Corporal) que pode ser realizado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado, porém com uma simples busca no Google é possível encontrar sites que realizam este cálculo. Resultados entre 18,5 e 24,9 são considerados normais. Aqueles que ficam acima de 30 já caracterizam um grau de obesidade.

Indivíduos obesos apresentam problemas como hipertensão, diabetes, colesterol elevado dificuldades respiratórias, maior risco de aterosclerose, trombose e sobrecarga cardíaca. Ou seja, na pessoa obesa o coração precisa de um esforço maior para bombear o sangue.

Fatores de risco mais comuns:

  • Nutricionais: além da ingestão de calorias acima do gasto diário, dietas ricas em gorduras, carboidratos (fast food), consumo excessivo de açúcar;
  • Sedentarismo: acaba ocorrendo um ciclo vicioso: indivíduo predisposto a sobrepeso que se mantém sedentário, aumentando ainda mais os quilos na balança;
  • Psicológicos ou neurológicos: estresse, ansiedade e depressão são condições que desencadeiam excessos alimentares, sobretudo consumo de doces, que ajudam a mascarar a carência emocional.

Tratamento:

Quando se fala em obesidade as formas de prevenção e de tratamento são: manter hábitos saudáveis de alimentação, evitando o consumo de gorduras trans, carboidrato e açucares. Aliado à dieta saudável, está a prática regular de exercícios físicos que auxilia, tanto preventivamente, como após o quadro ter se instalado.

Em alguns casos pode ser necessário o uso de medicamentos. Agende uma consulta com seu médico para ter melhores orientações de como se alimentar de forma saudável e qual a rotina de exercícios mais recomendada para você.

 

Telefone / Whatsapp

(41) 3262-9053
(41) 9 9801-4546

Localização

Matriz:
Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 295
Curitiba - PR

Sede Hospital das Nações:
Rua Raphael Papa, 10
Curitiba - PR

Emergências cardiológicas 24h
atendemos na sede Hospital das Nações

Entre em contato / Ouvidoria

Desenvolvido por Septimo