Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher Agora é Lei!

14 de maio passou a ser o Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher, como descrito na Lei 14.320 de 2022.

A data foi escolhida devido ao nascimento da médica Bettina Ferro de Souza, em 1913. À frente de seu tempo, Bettina atuou como membro de entidades científicas regionais, como a SBC, sendo, inclusive, a primeira presidente mulher da entidade.

De acordo com informações do DataSUS, em 2019, as doenças do aparelho circulatório foram responsáveis por mais de 170 mil óbitos de mulheres no Brasil, representando a primeira causa de morte na população feminina.

É urgente levar um alerta ao coração das mulheres brasileiras, que morrem tanto, ou mais, que os homens, de Doenças Cardiovasculares e ainda acreditam que Infarto é doença de homem.

Os sintomas do infarto em mulheres são, em muitos casos, diferentes da clássica dor no peito com irradiação para o braço esquerdo, relatada por homens. Elas descrevem mais uma fincada ou queimação no peito, palpitações, falta de ar, náuseas, mal estar, sensação de morte.

Infelizmente esse conhecimento é escasso entre as mulheres e os profissionais de saúde que delas cuidam. Por isso, por favor divulgue essas informações e faça parte dessa campanha!

No dia 14 de maio use vermelho e poste uma foto nas suas redes sociais com a hashtag:

#alertavermelhoparaocoraçãodamulher.

Telefone / Whatsapp

(41) 3262-9053
(41) 9 9801-4546

Localização

Matriz:
Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 295
Curitiba - PR

Sede Hospital das Nações:
Rua Raphael Papa, 10
Curitiba - PR

Emergências cardiológicas 24h
atendemos na sede Hospital das Nações

Entre em contato / Ouvidoria

Desenvolvido por Septimo