Lesões Cardíacas Causadas Pela Covid19

A Covid19 pode gerar lesão cardíaca em 20% a 30% dos pacientes hospitalizados, contribuindo para até 40% das mortes pela doença.

Em pacientes de Covid19, foram descritas complicações cardiovasculares, como: lesão miocárdica (20% dos casos), arritmias (16%), miocardite (10%), além de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) e choque (até 5% dos casos).

Recomenda-se que todos aqueles que tiveram COVID-19 passem por avaliação, no mínimo após 14 dias da doença de acordo com a gravidade do quadro (leve, moderado ou grave).

Quadro Clínico Leve ou Assintomático:

Avaliação médica com anamnese, exame físico e ECG, considerando a dosagem de Troponina. Se normal, estão liberados para reiniciar atividades físicas leves, com progressão gradual de intensidade e treinamento. Se alterado prosseguir investigação como quadro moderado.

Quadro Clínico Moderado:

Avaliação médica com, além da anamnese, exame físico e ECG, Ecocardiograma, troponina e teste ergométrico ou teste cardiopulmonar de exercício, se disponível. Se os exames forem normais, as atividades físicas podem ser retomadas de forma gradual, com monitoramento dos sintomas.

Como a evolução da COVID-19 ainda não é bem conhecida, e aparentemente algumas alterações no coração podem ocorrer de forma tardia ou até mesmo se perpetuar, sugerimos uma reavaliação médica em 60 dias.

Caso apareçam anormalidades, deve-se prosseguir a investigação com Ressonância Magnética do coração e, havendo sinais sugestivos de miocardite, fazer holter 24h e demais exames necessários para avaliar miocardite.

Quadro Clínico Grave:

Realizar protocolo semelhante aos de quadro clínico moderado; no entanto, se houver alteração nos exames, devem seguir com investigação conforme orientação nas diretrizes de miocardite, incluindo holter de 24h. Se tudo normal, deve-se aguardar duas semanas sem sintomas para reiniciar atividades físicas, monitorando reaparecimento de sintomas. Retorno deve ser gradativo e considerar reabilitação cardiológica para reiniciar atividade física.

FONTE: DOI: 10.36660/abc.20210368

Telefone / Whatsapp

(41) 3262-9053
(41) 9 9801-4546

Localização

Matriz:
Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 295
Curitiba - PR

Sede Hospital das Nações:
Rua Raphael Papa, 10
Curitiba - PR

Emergências cardiológicas 24h
atendemos na sede Hospital das Nações

Entre em contato / Ouvidoria

Desenvolvido por Septimo