Afinal, O Que é o Cateterismo Cardíaco?

A Tensão Pré-exames

É natural surgirem preocupações sempre que vamos ser submetidos a exames médicos, afinal, nosso maior bem é a saúde. Um corpo saudável nos permite manter uma rotina ativa, independente e com qualidade de vida.

Quando o procedimento está relacionado com o coração, que é o nosso principal órgão, aí é que o nível de estresse sobe às alturas.

Será que estou bem? O doutor vai encontrar algum problema? Vou ter de passar por alguma intervenção cirúrgica? Nossa mente viaja e, muitas vezes, cria problemas imaginários.

Meu Médico Solicitou um Cateterismo, E Agora?

Se, em algum momento de sua vida, um cardiologista lhe indicar um cateterismo cardíaco, saiba que este é um procedimento muito comum, rápido e seguro.

O cateterismo é um método de diagnóstico realizado com anestesia local e consiste na introdução de um cateter flexível em uma artéria ou veia, a partir da perna, braço, punho ou cotovelo.

Ele avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco, além da presença ou não de entupimentos nas artérias coronárias causados por placas de gorduras.

Qual a Duração de um Cateterismo?

O exame é realizado, em média, dentro de 30 a 60 minutos e deve ser feito sempre em ambiente hospitalar.

Depois, é feito um curativo local e o paciente recebe alta no mesmo dia, aproximadamente entre 3 e 6 horas após o procedimento.

O Perigo do Desconhecido

É muito mais perigoso e arriscado desconhecer problemas cardíacos que possam estar comprometendo a sua saúde do que ser submetido a procedimentos diagnósticos simples que podem evitar complicações futuras.

Telefone

(41) 3262-9053

Localização

Sede MAB:
Rua da Paz, 195 - cj 315

Sede Hospital das Nações:
Rua Raphael Papa, 10

Emergências cardiológicas 24h
atendemos na sede Hospital das Nações

Entre em contato

Desenvolvido por Septimo