Doenças Cardiovasculares, Uma das Principais Causas de Morte Entre os Brasileiros

São diversas as doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos, mas as mais conhecidas e que mais matam brasileiros atualmente são o infarto do miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Ambas são causadas pelo entupimento dos vasos sanguíneos mas, uma ocorre no cérebro e outra no coração. Esse entupimento pode ser causado pelo acúmulo de gordura e/ou pela coagulação do sangue.

Fatores de Risco e Complicações

Alguns fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento dessas doenças são: Obesidade, estresse, dieta alimentar inadequada, pressão alta, sedentarismo, tabagismo e diabetes (especialmente o tipo 2).

Outras características que influenciam no aparecimento desses problemas são a idade, a pré-disposição genética e o gênero (homens são mais suscetíveis).

Pessoas com histórico familiar de doenças cardiovasculares que surgiram antes dos 60 anos de idade, devem procurar um médico especialista antes dos trinta anos. Para quem não tem pré-disposição genética, a avaliação pode começar aos 35.

O AVC e o infarto trazem, além do risco de morte, os perigos de sequelas como a perda do movimento em algumas partes do corpo ou o desenvolvimento de arritmia cardíaca, respectivamente.

Reconhecendo os Sintomas

No caso do infarto, uma dor intensa no peito que dure mais de vinte minutos é um grave sinal de alerta e a vítima desse sintoma deve procurar ajuda médica imediatamente. Essa dor pode ser uma sensação de aperto ou queimação no meio do peito que irradia para o pescoço, mandíbula, braço ou pulso. É acompanhada por sudorese fria, calafrios, mal estar, enjoo e vômitos.

No caso do Acidente Vascular Cerebral é comum o paciente sentir uma perda súbita de força em um dos lados do corpo (braço, perna ou nos dois), acompanhada de formigamento intenso. Além disso, podem surgir dificuldade para falar, articular palavras e mover os músculos do rosto. Pode ocorrer dor de cabeça aguda e alterações na visão.

Tratamento e Recuperação

As chances de recuperação, em ambos os casos, são grandes, desde que o tratamento comece cedo. Se o paciente receber atendimento dentro das primeiras horas a partir do início dos sintomas, as chances de recuperação superam 96%.

Por isso, fique atento aos sinais que seu corpo dá e, sempre que preciso, busque ajuda médica prontamente.

 

 

Telefone

(41) 3262-9053

Localização

Sede MAB:
Rua da Paz, 195 - cj 315

Sede Hospital das Nações:
Rua Raphael Papa, 10

Emergências cardiológicas 24h
atendemos na sede Hospital das Nações

Entre em contato

Desenvolvido por Septimo