Hábitos Simples Para Manter a Saúde em Dia

Ter saúde é muito mais do que apenas não estar doente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ter saúde engloba bem-estar físico, mental e social, portanto, a definição correta de saúde é “Situação de pleno bem-estar físico psíquico, social e espiritual”.

Quando nossa saúde não vai bem, nada vai bem: ficamos indispostos, sofremos alterações de humor e deixamos de ser produtivos como normalmente seríamos.

Cuidar da saúde não é algo tão difícil. Com algumas dicas simples e pequenas mudanças de hábitos você já pode sentir a diferença:

Durma bem.

Bons hábitos de sono garantem diversos benefícios para a saúde como a produção do hormônio leptina, que garante a sensação de saciedade e é importante na prevenção da obesidade. Uma noite mal dormida eleva a pressão arterial, pois a falta de sono é percebida pelo organismo como um momento de estresse.

Mude alguns hábitos.

Troque o elevador pela escada e evite, quando possível, o uso do carro ou ônibus. Aproveite para caminhar.

Abandone o cigarro.

Aproximadamente 12% das mortes por doenças cardíacas tem relação com o tabagismo. Além dos danos aos pulmões, o fumante agride o endotélio, camada celular que reveste os vasos sanguíneos. Isso faz com que fiquem mais predispostos a acumular gordura, sobrecarregando todo o sistema cardiovascular.

Tenha uma dieta equilibrada.

Comer bem não significa apenas cuidar da quantidade, mas também da qualidade daquilo que se consome: procure incluir alimentos funcionais (aqueles que agregam benefícios e previnem doenças). Diminua – ou exclua – o açúcar e o sal da sua dieta, prefira temperos que incluam ervas e especiarias.

Elimine os quilinhos à mais.

Não apenas pela autoestima, mas porque quem sofre com sobrepeso fica mais disposto a desenvolver diabetes e hipertensão, entre outras enfermidades.

Faça check-ups regularmente.

Tão importante como manter hábitos saudáveis é manter os seus exames em dia. Fazer avaliações médicas regularmente permite a prática da medicina preventiva, evitando doenças antes delas aparecerem.

Telefone

(41) 3262-9053

Localização

Matriz:
Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 295
Curitiba - PR

Sede Hospital das Nações:
Rua Raphael Papa, 10
Curitiba - PR

Emergências cardiológicas 24h
atendemos na sede Hospital das Nações

Entre em contato

Desenvolvido por Septimo