Insuficiência Cardíaca

Insuficiência Cardíaca, a segunda maior causa de internação no Brasil!

No Brasil, mais de 4 milhões de pessoas têm insuficiência cardíaca. A incidência desse problema é alta e é a segunda causa de internação hospitalar no nosso país.

É uma enfermidade muito séria e deve receber toda a atenção. O coração da pessoa com insuficiência cardíaca não tem força para exercer sua função de bombear a quantidade suficiente de sangue pelo corpo.

É a doença crônica que mais afeta a vida do paciente. Casos moderados requerem mudança de estilo de vida, controle alimentar e medicamentos. Já os casos graves podem exigir cirurgia, colocação de marcapasso e, em casos extremos, transplante de coração. Caso as medidas necessárias não sejam tomadas, a Insuficiência Cardíaca é um problema que pode levar a óbito rapidamente.

Dois tipos de Insuficiência Cardíaca

Na Insuficiência Cardíaca Sistólica, o músculo do coração não tem força para bombear sangue para o corpo.

No caso da Insuficiência Cardíaca Diastólica, o problema está na rigidez dos músculos cardíacos. Eles não se expandem o suficiente, o que impede que os ventrículos se encham completamente, comprometendo a função do coração.

Sintomas

A insuficiência cardíaca não é um problema que aparece sem dar aviso! É uma doença progressiva e crônica.

Alguns sintomas da insuficiência cardíaca são: inchaço dos membros inferiores, aumento de peso, cansaço excessivo e tosse. Como o coração não consegue exercer bem sua função, a pessoa começa a sentir fadiga extrema ao realizar coisas simples, como ir ao mercado ou subir um lance de escadas, por exemplo.

Causas da Insuficiência Cardíaca

Normalmente, a insuficiência cardíaca, tal como outras doenças do coração, é resultado de uma cadeia de fatores. A hipertensão pode, com o passar do tempo, ser a causa da insuficiência cardíaca. No entanto, a hipertensão pode ter outras causas: ingestão de sódio em excesso e sedentarismo são apenas duas delas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a causa mais comum para a insuficiência cardíaca é a doença coronariana (estreitamento dos vasos sanguíneos devido ao acúmulo de gordura). Na imensa maioria dos casos, a doença coronariana é resultado de colesterol elevado que, por sua vez, é resultado da ingestão exagerada de gorduras, sedentarismo, diabetes, entre outros fatores.

Cuide do seu coração, esteja sempre alerta aos sinais que ele dá!