O “Ataque Cardíaco”, ou Infarto do Miocárdio

Ataque cardíaco é o nome popular dado para o infarto do miocárdio. Os infartos são problemas gravíssimos que podem levar à morte.

O coração é o principal órgão do sistema cardiovascular, que é composto por veias, artérias e o próprio coração. As artérias levam o sangue rico em oxigênio para todo o corpo, os órgãos e os músculos. O infarto acontece quando o fluxo de sangue para uma área do coração fica comprometido por alguma obstrução nas artérias coronárias.

Quando isso acontece as células do tecido da área do coração que não recebem sangue começam a morrer e o tecido pode necrosar. A consequência é que o coração perde força e pode até parar de funcionar.

A principal causa da obstrução das artérias coronárias é o acumulo de placas de gordura.

 

Causas do acúmulo de placas de gordura nas artérias

 

Colesterol

O colesterol faz parte da nossa alimentação diária. Nem sempre o colesterol é ruim, mas o colesterol do tipo LDL é o que vai acumulando nas paredes das artérias formando as placas de gordura. Pequenos coágulos de sangue tendem a ficar presos nessas placas, diminuindo ainda mais o fluxo sanguíneo.

 

Gordura saturada

A gordura saturada também contribui para o bloqueio. Está mais presente nas carnes gordas e produtos lácteos como a manteiga e os queijos. Essas gorduras aumentam a quantidade de colesterol ruim e diminuem a quantidade do colesterol bom.

 

Gordura trans

Outro tipo de gordura ruim é a gordura trans (gordura hidrogenada). Ela é produzida artificialmente e usada nos alimentos processados. As embalagens dos produtos devem informar quando esse tipo de gordura é utilizada.

 

Quem tem maior risco de ter um infarto do miocárdio?

Pessoas com diabetes ou taxas altas de açúcar no sangue devem estar atentos. Quem tem pressão alta (hipertensão) ou altos índices de colesterol no sangue também.

Os fumantes e pessoas com obesidade também tem maior probabilidade de sofrer um infarto do miocárdio. Outros fatores de risco são o histórico familiar de problemas cardíacos, sedentarismo, ansiedade e o estresse.

Se você se enquadra em alguma dessas características vale a pena consultar um médico e mudar de vida.

Boa alimentação, exercícios e o cuidado com a saúde mental são imprescindíveis!

Telefone

(41) 3262-9053

Localização

Matriz:
Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 295
Curitiba - PR

Sede MAB:
Rua da Paz, 195, sala 307
Curitiba - PR

Sede Hospital das Nações:
Rua Raphael Papa, 10
Curitiba - PR

Emergências cardiológicas 24h
atendemos na sede Hospital das Nações

Entre em contato

Desenvolvido por Septimo