O Estresse e suas Complicações

O Que é Estresse

Estresse é um mecanismo fisiológico sem o qual nenhum animal ou ser humano poderia sobreviver.

Nos primórdios da humanidade, quando os seres humanos se deparavam com perigos e precisavam reagir atacando ou fugindo, uma série de ajustes no organismo acontecia como: aceleração do batimento cardíaco, aumento da respiração e da pressão arterial, entre outras coisas. Tudo isso para que o indivíduo tivesse mais energia para se defender.

A vida moderna apresenta outros tipos de problema, como as pressões para atingir metas no trabalho, a correria para pagar as contas, as dificuldades nos relacionamentos interpessoais e, até mesmo a morte de uma pessoa querida.

Quando enfrentamos esse tipo problemas e nos sentimos ameaçados, nosso corpo continua nos preparando para lutar ou fugir mas, em geral, não partimos para um embate físico, nem saímos correndo em disparada. Sendo assim, toda a adrenalina, por exemplo, liberada em nosso sangue, fica sem função.

O problema surge quando essas situações estressantes se tornam muito frequentes, quando persistem por muito tempo ou quando superam nossa capacidade de adaptação e gerenciamento emocional.

Sinais de Estresse Elevado 

Ninguém adoece, devido ao estresse, da noite para o dia. O corpo nos dá diversos avisos de que a coisa não vai bem e, cabe a nós, ouvirmos esses alertas antes que a situação se torne insustentável.

Sensação de desgaste constante, alterações no sono, tensão muscular, mudanças de apetite, alterações de humor, problemas de concentração e memória e depressão são alguns sinais que podem indicar estresse elevado.

Outros sintomas incluem: arritmia, tremores, tontura, suor excessivo e respiração acelerada.

Complicações 

O estado de tensão altera o funcionamento do organismo. A alta liberação de hormônios como adrenalina e cortisol provocam instabilidade, elevando a pressão sanguínea e batimentos cardíacos, podem do causar infarto e AVC.

Tratamento e Cuidados Após o Diagnóstico

Pequenas mudanças, como alimentar-se melhor, dormir bem, praticar atividades físicas e proporcionar-se momentos de prazer e relaxamento ajudam a amenizar o estresse do dia a dia.

Telefone

(41) 3262-9053

Localização

Matriz:
Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 295
Curitiba - PR

Sede MAB:
Rua da Paz, 195, sala 307
Curitiba - PR

Sede Hospital das Nações:
Rua Raphael Papa, 10
Curitiba - PR

Emergências cardiológicas 24h
atendemos na sede Hospital das Nações

Entre em contato

Desenvolvido por Septimo