O Que é Aterosclerose?

A aterosclerose é uma doença que ocorre através do estreitamento das artérias, que acaba reduzindo o fluxo sanguíneo para os órgãos vitais como o coração, o cérebro, os intestinos, além de braços e pernas.

Esse estreitamento das artérias ocorre devido a depósitos de gordura (placas) que se acumulam em seu interior.

Essas placas são formadas por células musculares lisas, tecido fibroso, cálcio e colesterol constituído por lipoproteínas de baixa densidade (LDL).

Complicações Causadas Pela Aterosclerose

Quando a placa vai se desenvolvendo ao longo da artéria, ela promove alterações da mesma que podem levar à rotura desta placa e formação de coágulo de sangue dentro da artéria, que acaba bloqueando o fluxo e causando graves complicações de saúde, como infarto do miocárdio, infarto cerebral, aneurisma da aorta, encefalopatia isquêmica, doença vascular periférica e, em alguns casos, até morte súbita.

Sintomas

São comuns dores ou desconforto no peito, uma vez que o coração não está recebendo sangue e oxigênio suficiente e falta de ar e fadiga ao realizar esforços físicos.

Dores nas pernas que melhoram quando em repouso, queda de pelos nas pernas, pele fria e palidez nos dedos são indicativos de que as artérias que irrigam esses locais estão comprometidas.

Principais Causas da Aterosclerose

Alimentação inadequada, rica em gordura e pobre em vegetais, sedentarismo, tabagismo, diabetes, hipertensão arterial e colesterol aumentado são os principais causadores da aterosclerose.

Tratamentos

Uma mudança no estilo de vida que englobe controle da alimentação, prática de atividades físicas e uso de medicamentos específicos pode prevenir o crescimento das placas de colesterol e melhorar os sintomas.

Em casos mais graves, pode ser indicada uma cirurgia de desobstrução dos vasos sanguíneos, através de cateterismo e angioplastia, ou até mesmo por uma cirurgia convencional.

Um estilo de vida saudável sempre é a melhor solução para prevenir e tratar doenças. Cuide de si mesmo e do seu coração!