O Que São Alimentos Funcionais e Qual Sua Importância Para a Saúde do Coração?

Muitos não sabem, mas o conceito de alimentação funcional já é bem antigo; remonta à década de 80 no Japão. São alimentos que, além das propriedades nutritivas básicas, acrescentam benefícios à saúde, prevenindo doenças.

Listamos alguns alimentos e especiarias que podem ajudá-lo na prevenção de doenças relacionadas ao coração. 

Manjericão:

Fonte de Vitamina A, C e K, magnésio, cálcio, ferro, e flavonoides, combate radicais livres, previne os danos às células, ajuda a evitar a formação de placas nas artérias e facilita a circulação sanguínea.

Aveia:

Contribui para a redução dos níveis de colesterol e melhora o funcionamento do sistema digestivo.

Gergelim:

Auxilia no controle do colesterol total e LDL. Quando consumido em maiores quantidades pode ajudar a elevar as taxas de HDL.

Tomate:

Rico em licopeno, ajuda a reduzir o risco de aterosclerose e doenças cardíacas.

Alho:

É um bom regulador da pressão arterial e inibe a formação de placas nas paredes das artérias. Também reduz os níveis de LDL (Colesterol ruim).

Cebola:

O uso diário de meia cebola crua pode aumentar em 30% o colesterol bom (HDL). A cebola ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e tem função antioxidante.

Suco integral de uva:

Rico em resveratol, que é um antioxidante que reduz os níveis de colesterol e previne doenças ligadas ao coração.

Chocolate amargo (acima de 70% de cacau):

Por ter um elevado teor de cacau, possui gorduras boas e antioxidantes. Ajuda na melhora da pressão arterial e prevenção da aterosclerose.

Consulte seu médico para saber a melhor forma e a quantidade ideal de consumo.

 

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