Saiba Mais Sobre o Eco-Estresse Farmacológico

Trata-se de um procedimento no qual é realizado um exame de ultrassom do coração em situação de repouso para avaliar a contratilidade do mesmo e, a seguir, realiza-se o mesmo exame depois da administração de uma droga chamada dobutamina, que acelera os batimentos cardíacos e aumenta a força da contração do músculo.

A comparação entre as imagens obtidas em situação de repouso e aquelas obtidas após a administração do medicamento pode oferecer informações importantes sobre a circulação sanguínea nas artérias coronárias.

Indicação e Contraindicações

O Eco-Estresse Farmacológico é indicado em casos de suspeita de obstrução das artérias coronárias, que são as responsáveis pela irrigação do músculo do coração (doença arterial coronária).

É um exame seguro, realizado com o paciente sob monitorização contínua de batimentos cardíacos e pressão arterial.

Importante respeitar as contraindicações: hipertensão arterial descontrolada, arritmias cardíacas graves, fase aguda de síndromes coronárias ou em caso de pacientes que já apresentaram reações adversas ao uso da medicação Dobutamina.

Efeitos Colaterais

 Eventualmente, podem ocorrer alguns efeitos colaterais como sensação de formigamento no rosto, náusea, dor de cabeça, dores no peito, aumento da pressão arterial e palpitações.

Efeitos adversos são bem raros e quando acontecem são prontamente identificados.

Telefone

(41) 3262-9053

Localização

Sede MAB:
Rua da Paz, 195 - cj 315

Sede Hospital das Nações:
Rua Raphael Papa, 10

Emergências cardiológicas 24h
atendemos na sede Hospital das Nações

Entre em contato

Desenvolvido por Septimo