Avaliação de Marcapasso

Este exame é indicado para ser realizado periodicamente em pessoas portadoras de marca-passo. As avaliações promovem um melhor aproveitamento do marca-passo e a identificação de algum problema em seu funcionamento. E, ainda, indica o melhor momento para troca do gerador (A bateria não dura para sempre). A primeira avaliação é realizada após 30 dias da cirurgia. Geralmente, as avaliações subsequentes são realizadas a cada seis meses.

Eletrocardiograma - ECG

O eletrocardiograma (ECG) é o registro dos fenômenos elétricos que se originam durante a atividade cardíaca, serve como um auxiliar valioso no diagnóstico do grande número de cardiopatias, principalmente as que envolvem alterações no ritmo cardíaco e deficiência da circulação pelas artérias coronárias.

Ecodoppler de Carótidas e Vertebrais

É um método de imagem, que utiliza ultrassom para avaliar, em tempo real, a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro). Também serve para avaliação do estágio da doença.

Ecocardiograma Bidimensional Colorido

Este exame consiste na realização de uma ultra-sonografia do coração, para aquisição de imagens do mesmo, avaliando a anatomia, tamanho e funções das câmaras, funcionamento das válvulas, avaliação da aorta, etc. É um exame indolor e rápido. Pode ser realizado em qualquer idade, inclusive dentro do útero e em pacientes internados.

Holter - Eletrocardiograma de Longa Duração

O método tem a finalidade de avaliar a atividade elétrica do coração pelo período convencional de 24 horas, armazenando o eletrocardiograma em um pequeno gravador que o paciente transporta durante todo o exame. Está indicado principalmente para a detecção e caracterização de arritmias, relacionando-as a sintomas como palpitações, taquicardias, tonturas, desmaios, falta de ar, dor torácica, etc.
Outras aplicações incluem avaliação terapêutica antiarritmica, da função de marca-passos e na monitorização de isquemia do miocárdio.

MAPA - Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial

O exame de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é realizado para visualizar as alterações de pressão arterial a cada 15 minutos, durante o período de 24 horas. Esses números ficarão registrados em um pequeno gravador preso na cintura do paciente e, depois, poderão ser avaliados pelo médico. Neste dia o paciente deve realizar suas atividades diárias normalmente e informar ao médico o uso de medicamentos contínuos.

Pré-Operatório

A avaliação pré-operatória é um conjunto de procedimentos que visa diminuir os riscos relacionados a uma cirurgia. Essa avaliação analisa: História e exame físico; exames pré-operatórios inespecíficos e específicos; avaliação de risco cardiovascular. Também inclui orientações quanto à suspensão ou não das medicações de uso contínuo do paciente antes da cirurgia.

Teste de Esforço - Ergometria

O teste ergométrico serve para avaliar o seu real condicionamento cardiovascular, prever uma possível doença arterial coronariana e ainda por métodos diretos e indiretos medir o consumo máximo de oxigênio (VO²). O teste ergométrico é realizado para avaliar o suprimento de sangue e a função do coração. Você andará sobre uma esteira ergométrica enquanto a velocidade e o grau de inclinação aumentam gradativamente, conforme o período
pré-determinado de acordo com o protocolo escolhido pelo médico.

Eco-Estresse Farmacológico

Trata-se de um exame no qual é realizada uma ultrassonografia do coração em repouso para avaliação da contratilidade do mesmo, e a seguir, após a administração de uma droga chamada dobutamina que tem a capacidade de acelerar os batimentos cardíacos e aumentar a força da contração do músculo. A comparação das imagens em repouso com as obtidas após a administração da medicação pode fornecer informações importantes sobre a circulação da artérias coronárias. É um exame seguro se respeitadas suas contra indicações (hipertensão arterial descontrolada e arritmias cardíacas graves, por exemplo), realizado com o paciente sob monitorização contínua de batimentos cardíacos e pressão arterial.

Cateterismo Cardíaco (Realizado no Hospital das Nações)

O cateterismo cardíaco é um método diagnóstico invasivo que avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco e, também, a presença ou não de entupimentos nas artérias coronárias, que são causados, principalmente, pelas "placas de gordura".

Para realizá-lo é necessária a introdução de um cateter em um vaso sanguíneo para se chegar ao coração. O cateter pode ser introduzido por uma artéria ou veia a partir da perna (virilha; técnica femoral) ou braço, ao nível do cotovelo (técnica branquial) ou do punho (técnica radial). A escolha de uma ou outra técnica ficará a critério do operador, objetivando o maior conforto do paciente. Este exame também é conhecido como coronariografia, cineangiocoronariografia ou angiografia coronariana.

Angioplastia Coronária (Realizada no Hospital das Nações)

A angioplastia é um procedimento não cirúrgico no qual é possível desobstruir artérias com deficiente fluxo de sangue causado por entupimento por placas de colesterol em sua parede.

Angioplastia e Implante de Stent (Realizada no Hospital das Nações)

O Stent é uma prótese metálica expansível, em forma cilíndrica, que é implantada logo após a angioplastia pelo balão com o intuito de diminuir a chance da artéria coronária ficar novamente obstruída por aterosclerose com o passar do tempo.

Tilt Test (Realizado no Hospital das Nações)

O Tilt Test ou Teste de Inclinação Ortostática é um exame complementar utilizado para diagnosticar a causa e definir o tratamento de pacientes com sintomas de tonturas e/ou desmaios. É um método desenvolvido para testar como seu corpo regula a pressão arterial em resposta a mudanças de posição, ou seja, como sua pressão arterial se adapta ao estresse da gravidade.

A.G.A. Avaliação Geriátrica Ampla

A Avaliação Geriátrica Ampla baseia-se em um conjunto de instrumentos que permite aos profissionais de saúde avaliar os idosos e orientá-los para preservar sua autonomia e independência. Os principais aspectos avaliados são: estado funcional, nutricional, mobilidade, condições sensoriais, cognição e humor, suporte social e ambiente.

Sede MAB:
Rua da Paz, 195 - cj 315