Serviços

 

Avaliação de Marcapasso

Este exame é indicado para ser realizado periodicamente em pessoas portadoras de marca-passo. As avaliações promovem um melhor aproveitamento do marca-passo e a identificação de algum problema em seu funcionamento. E, ainda, indica o melhor momento para troca do gerador (A bateria não dura para sempre). A primeira avaliação é realizada após 30 dias da cirurgia. Geralmente, as avaliações subsequentes são realizadas a cada seis meses.

Eletrocardiograma - ECG

O eletrocardiograma (ECG) é o registro dos fenômenos elétricos que se originam durante a atividade cardíaca, serve como um auxiliar valioso no diagnóstico do grande número de cardiopatias, principalmente as que envolvem alterações no ritmo cardíaco e deficiência da circulação pelas artérias coronárias.

Ecodoppler de Carótidas e Vertebrais

É um método de imagem, que utiliza ultrassom para avaliar, em tempo real, a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro). Também serve para avaliação do estágio da doença.

Ecocardiograma Bidimensional Colorido

Este exame consiste na realização de uma ultra-sonografia do coração, para aquisição de imagens do mesmo, avaliando a anatomia, tamanho e funções das câmaras, funcionamento das válvulas, avaliação da aorta, etc. É um exame indolor e rápido. Pode ser realizado em qualquer idade, inclusive dentro do útero e em pacientes internados.

Doppler Colorido Arterial de Membro Inferior – unilateral

Este exame utiliza ultrassom para examinar o fluxo de artérias maiores do membro inferior com formação de imagens em cores. Auxilia no rastreamento de doença isquêmica periférica, no planejamento cirúrgico e no controle de tratamento de afecções arteriais de membro inferior.

Doppler Colorido Arterial de Membro Superior – unilateral

Este exame utiliza ultrassom para examinar o fluxo de artérias maiores dos membros superiores com formação de imagens em cores. Auxilia no rastreamento de doença isquêmica periférica, no planejamento cirúrgico e no controle de tratamento de afecções arteriais de membro superior.

Doppler Colorido de Aorta e Artérias Renais

É um exame de ultrassonografia com doppler colorido que estuda o fluxo nas artérias renais, desde sua origem na aorta abdominal até o rim, procurando identificar áreas de estenose nestes vasos. Indicado para investigação de hipertensão arterial secundária, especialmente em pacientes jovens que podem estar com displasia fibrosa das artérias renais. Investigação de doença aterosclerótica desses vasos em pacientes idosos também é motivo de realização deste exame.

Doppler Colorido de Aorta e Ilíacas

Este exame de imagem é realizado por meio do aparelho de ultrassom com Doppler, destinado a avaliar detalhadamente a funcionalidade dos vasos sanguíneos e suas respectivas doenças relacionadas. É um exame bastante específico, sendo indicado para doença arterial obstrutiva; doença vascular arterial; doenças ateroscleróticas e doenças ateroscleróticas periféricas; aneurismas de artérias ilíacas e aorta abdominal; avaliação da massa abdominal pulsátil. O exame pode ser recomendado para realizar o acompanhamento regular após algum tratamento cirúrgico ou clínico na região.

Doppler Colorido de Artérias Viscerais (mesentéricas superior e inferior e tronco celíaco)

É um exame utilizado na avaliação dos vasos sanguíneos e suas doenças, é indolor e não invasivo. Atinge um alto grau de confiabilidade no diagnóstico de várias doenças vasculares, tais como obstruções vasculares arteriais dos membros e do cérebro, trombose venosa profunda e doenças nas artérias dos rins.

Doppler Colorido de Vasos Cervicais Venosos Bilateral (subclávias e jugulares)

Este exame serve para avaliar a anatomia e o fluxo sanguíneo das veias subclávias e jugulares e permitindo a identificação de tromboses nos vasos descritos do paciente.

Doppler Colorido de Veia Cava Superior ou Inferior

É um exame não invasivo, realizado em um aparelho de ultrassom que permite a avaliação das veias ilíacas, que levam o sangue proveniente das pernas em direção ao coração, por meio da veia cava inferior. Tem a finalidade de verificar a presença de tortuosidades, obstruções (entupimentos) e trombose (coágulo). É indicado para o diagnóstico de trombose venosa.

Doppler Colorido Venoso de Membro Inferior – unilateral

Este exame utiliza ultrassom, de modo a adquirir informações sobre a anatomia, fisiologia e patologia do sistema venoso superficial e profundo do membro inferior (perna). É indicado quando o médico precisa investigar alterações de fluxo, varizes ou trombos no interior das veias das pernas. Para os membros inferiores é indicado principalmente para o estudo de duas patologias distintas, a insuficiência venosa superficial e/ou profunda e a trombose venosa, também superficial e/ou profunda.

Doppler Colorido Venoso de Membro Superior – unilateral

Este exame utiliza ultrassom, de modo a adquirir informações sobre a anatomia, fisiologia e patologia do sistema venoso superficial e profundo do membro superior (braços). É indicado quando o médico precisa investigar a presença de placas de gordura, o diâmetro das paredes das veias e estreitamento dos vasos. Para os membros superiores é indicado principalmente para o estudo de duas patologias distintas, a insuficiência venosa superficial e/ou profunda e a trombose venosa, também superficial e/ou profunda.

Holter - Eletrocardiograma de Longa Duração

O método tem a finalidade de avaliar a atividade elétrica do coração pelo período convencional de 24 horas, armazenando o eletrocardiograma em um pequeno gravador que o paciente transporta durante todo o exame. Está indicado principalmente para a detecção e caracterização de arritmias, relacionando-as a sintomas como palpitações, taquicardias, tonturas, desmaios, falta de ar, dor torácica, etc.
Outras aplicações incluem avaliação terapêutica antiarritmica, da função de marca-passos e na monitorização de isquemia do miocárdio.

MAPA - Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial

O exame de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é realizado para visualizar as alterações de pressão arterial a cada 15 minutos, durante o período de 24 horas. Esses números ficarão registrados em um pequeno gravador preso na cintura do paciente e, depois, poderão ser avaliados pelo médico. Neste dia o paciente deve realizar suas atividades diárias normalmente e informar ao médico o uso de medicamentos contínuos.

Monitor de Eventos Sintomáticos Externo por 7 ou 15 ou 30 dias (Looper)

O monitor de eventos eletrocardiográficos (loop) é um método diagnóstico importante na investigação de sintomas como palpitação, tontura, dor no peito e desmaio que ocorrem de forma esporádica (semanal ou quinzenal ou mensal), situações no qual o Holter perde a capacidade de detecção.

Pré-Operatório

A avaliação pré-operatória é um conjunto de procedimentos que visa diminuir os riscos relacionados a uma cirurgia. Essa avaliação analisa: História e exame físico; exames pré-operatórios inespecíficos e específicos; avaliação de risco cardiovascular. Também inclui orientações quanto à suspensão ou não das medicações de uso contínuo do paciente antes da cirurgia.

Teste de Esforço - Ergometria

O teste ergométrico serve para avaliar o seu real condicionamento cardiovascular, prever uma possível doença arterial coronariana e ainda por métodos diretos e indiretos medir o consumo máximo de oxigênio (VO²). O teste ergométrico é realizado para avaliar o suprimento de sangue e a função do coração. Você andará sobre uma esteira ergométrica enquanto a velocidade e o grau de inclinação aumentam gradativamente, conforme o período
pré-determinado de acordo com o protocolo escolhido pelo médico.

Eco-Estresse Farmacológico

Trata-se de um exame no qual é realizada uma ultrassonografia do coração em repouso para avaliação da contratilidade do mesmo, e a seguir, após a administração de uma droga chamada dobutamina que tem a capacidade de acelerar os batimentos cardíacos e aumentar a força da contração do músculo. A comparação das imagens em repouso com as obtidas após a administração da medicação pode fornecer informações importantes sobre a circulação da artérias coronárias. É um exame seguro se respeitadas suas contra indicações (hipertensão arterial descontrolada e arritmias cardíacas graves, por exemplo), realizado com o paciente sob monitorização contínua de batimentos cardíacos e pressão arterial.

Cateterismo Cardíaco (Realizado no Hospital das Nações)

O cateterismo cardíaco é um método diagnóstico invasivo que avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco e, também, a presença ou não de entupimentos nas artérias coronárias, que são causados, principalmente, pelas "placas de gordura".

Para realizá-lo é necessária a introdução de um cateter em um vaso sanguíneo para se chegar ao coração. O cateter pode ser introduzido por uma artéria ou veia a partir da perna (virilha; técnica femoral) ou braço, ao nível do cotovelo (técnica branquial) ou do punho (técnica radial). A escolha de uma ou outra técnica ficará a critério do operador, objetivando o maior conforto do paciente. Este exame também é conhecido como coronariografia, cineangiocoronariografia ou angiografia coronariana.

Angioplastia Coronária (Realizada no Hospital das Nações)

A angioplastia é um procedimento não cirúrgico no qual é possível desobstruir artérias com deficiente fluxo de sangue causado por entupimento por placas de colesterol em sua parede.

Angioplastia e Implante de Stent (Realizada no Hospital das Nações)

O Stent é uma prótese metálica expansível, em forma cilíndrica, que é implantada logo após a angioplastia pelo balão com o intuito de diminuir a chance da artéria coronária ficar novamente obstruída por aterosclerose com o passar do tempo.

Tilt Test (Realizado no Hospital das Nações)

O Tilt Test ou Teste de Inclinação Ortostática é um exame complementar utilizado para diagnosticar a causa e definir o tratamento de pacientes com sintomas de tonturas e/ou desmaios. É um método desenvolvido para testar como seu corpo regula a pressão arterial em resposta a mudanças de posição, ou seja, como sua pressão arterial se adapta ao estresse da gravidade.

A.G.A. Avaliação Geriátrica Ampla

A Avaliação Geriátrica Ampla baseia-se em um conjunto de instrumentos que permite aos profissionais de saúde avaliar os idosos e orientá-los para preservar sua autonomia e independência. Os principais aspectos avaliados são: estado funcional, nutricional, mobilidade, condições sensoriais, cognição e humor, suporte social e ambiente.

Telefone

(41) 3262-9053

Localização

Matriz:
Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 295
Curitiba - PR

Sede Hospital das Nações:
Rua Raphael Papa, 10
Curitiba - PR

Emergências cardiológicas 24h
atendemos na sede Hospital das Nações

Entre em contato

Desenvolvido por Septimo