A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, 33% das crianças entre 5 e 9 anos estão acima do peso e 15% já são consideradas obesas.
Os números para os próximos anos não são animadores. O Ministério da Saúde calcula que, em 2025, pelo menos 11,3 milhões de crianças tenham excesso de peso no Brasil.
Uma criança obesa está mais propensa a se tornar um adulto obeso. O acúmulo de gordura contribui para o risco de entupimento das artérias e prejudica o coração, que precisa fazer um esforço extra para bombear o sangue.
Com isso, aumentam os riscos para o surgimento de doenças crônicas e cardiovasculares, como hipertensão, diabetes, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio, que estão entre as principais causas de morte no Brasil.
Um dos vilões para a alta de peso em crianças é o consumo de alimentos industrializados ricos em açúcar e gordura.
Para cuidar da saúde do coração, a prevenção é o melhor remédio e deve começar desde cedo, com aleitamento materno na infância e hábitos de alimentação saudáveis.
Ainda na maternidade, faça o teste do coraçãozinho no seu filho. Oferecido pelo SUS, o teste consegue identificar problemas no coração antes mesmo deles aparecerem.
A mudança no estilo de vida deve começar pelos pais ou responsáveis, através de bons exemplos.
Verduras, vegetais e frutas devem fazer parte do cardápio desde os primeiros anos de vida.
Outro fator preponderante para manter a saúde do coração é deixar o sedentarismo de lado e praticar atividades físicas.
A combinação de atividade física e dieta equilibrada pode reduzir em até 60% o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Incentive seu filho a trocar o videogame e o celular pela prática de atividades ao ar livre.
Matriz:
Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 295
Curitiba - PR
Sede Hospital das Nações:
Rua Raphael Papa, 10
Curitiba - PR
Emergências cardiológicas 24h
atendemos na sede Hospital das Nações