Quando existem condições de saúde alteradas como colesterol alto, diabetes, pressão alta ou em caso de indivíduos tabagistas, pode haver o acúmulo de gordura nas paredes das carótidas causando seu estreitamento e diminuindo a quantidade de sangue que passa para o cérebro.
Existe também o risco dessas pequenas placas de gordura se romperem formando um coágulo que pode ser levado até o cérebro e provocar um acidente vascular cerebral (AVC).
O ultrassom das carótidas é um exame fácil e indolor que ajuda a avaliar o interior das artérias carótidas que passam pela lateral do pescoço e transportam o oxigênio para o cérebro.
O resultado do exame deve ser avaliado pelo cardiologista e, caso seja considerado que existe risco de desenvolver um AVC, podem ser recomendados alguns cuidados ou tratamentos, como:
Nos casos onde houver alguma artéria muito fechada, em que o risco de AVC é elevado, o médico pode recomendar uma cirurgia para retirar a placa de gordura ou para inserir um stent (pequena rede) que impeça o fechamento da artéria.
Matriz:
Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 295
Curitiba - PR
Sede Hospital das Nações:
Rua Raphael Papa, 10
Curitiba - PR
Emergências cardiológicas 24h
atendemos na sede Hospital das Nações