Prevenção é a Chave Para um Coração Saudável

As doenças cardiovasculares representam a maior causa de morte no mundo.

No Brasil, a situação não é diferente. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, são registrados cerca de 300 mil casos de infarto agudo do miocárdio, por ano, no país.

A cada 90 segundos uma pessoa morre por doenças ligadas ao coração e à circulação sanguínea.

A maioria das doenças cardiovasculares são causadas por fatores comportamentais de risco, como o sedentarismo, estresse, tabagismo e obesidade.

Para ficar longe do risco de doenças cardiovasculares e ter mais qualidade de vida, mantenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos, durma bem e controle o estresse e o tabagismo.

Essas atitudes simples podem melhorar o funcionamento cardíaco e garantir maior longevidade.

 

Diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento

 O diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações das doenças do coração, por isso, faça um check-up anualmente. Após os 40 anos de idade, é recomendado também ir ao cardiologista uma vez por ano.

Caso apresente sintomas como falta de ar, cansaço, dor ou desconforto na região do tórax, associada a formigamento ou dor no braço esquerdo, procure imediatamente um cardiologista.

Assim como em outras doenças, pessoas com problemas cardiovasculares ou alto risco cardiovascular terão melhor resultado se descobrirem a doença precocemente.

Além da mudança no estilo de vida, alguns pacientes com obstruções nas artérias coronárias podem precisar de tratamento adicional, como procedimentos minimamente invasivos.

 

Alimentos para cuidar da saúde do coração

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as pessoas que adotam um estilo de vida saudável podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares em até 80%.

Manter uma alimentação balanceada e livre de conservantes, com frutas, verduras e legumes, contribui para o bom funcionamento do coração.

Existem alguns alimentos que são cardioprotetores, ou seja, ajudam a proteger o seu coração. Veja, a seguir, alguns bons alimentos você incluir no seu dia a dia:

  • Frutas ricas em vitamina C. Aumente o consumo de laranja, acerola e limão, que são antioxidantes;
  • Frutas secas. Nozes, pistaches, castanhas, amêndoas e avelãs contém gordura monoinsaturada, que controla o colesterol e diminui o risco de doenças cardíacas;
  • Feijão, banana e couve. Diminuem as chances da aterosclerose nas artérias coronárias, pois são ricas em vitaminas do complexo B;
  • Alho e cebola. Utilize como tempero nas refeições diárias, pois impedem a formação de placas de ateroma no interior das artérias;
  • Chocolate amargo. Rico em flavonoides, impedes a formação de placas de ateroma no interior das artérias;
  • Consuma aveia, maçã, azeite de oliva, oleaginosas e peixes como salmão, atum e sardinha. Esses alimentos atuam no controle do colesterol e da pressão arterial.

Telefone / Whatsapp

(41) 3262-9053
(41) 9 9801-4546

Localização

Matriz:
Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 295
Curitiba - PR

Sede Hospital das Nações:
Rua Raphael Papa, 10
Curitiba - PR

Emergências cardiológicas 24h
atendemos na sede Hospital das Nações

Entre em contato / Ouvidoria

Desenvolvido por Septimo