Você Já Ouviu Falar de Câncer do Coração?

O Câncer é um problema muito conhecido por todos, uma patologia que causa medo e espanto, mesmo quando benigno. O seu tratamento é longo e exige processos que trazem muitos efeitos colaterais.

Existem alguns tipos de câncer mais conhecidos e outros mais raros. Dentre estes está o Câncer de coração.

Essa patologia é pouco conhecida, por ser realmente muito rara. Na maioria dos casos não é originado diretamente no órgão, mas sim proveniente de metástases de tumores em outros órgãos do corpo e, neste caso, o tumor já se encontra em um estágio avançado de evolução.

No caso do tumor se formar propriamente no coração, há uma grande chance de ser um tumor benigno.

Principais Sintomas

Os sintomas do câncer no coração vão depender da localização do tumor e da cavidade cardíaca que foi comprometida.

O indivíduo pode apresentar alguns ou nenhum tipo de sintoma, o que leva a uma descoberta tardia do problema.

Dentre os sintomas mais comuns é possível citar: estenose (estreitamento anormal das valvas do coração), embolia pulmonar, arritmia, falta de ar, perda de peso e AVC.

Tratamento

O tratamento tem como objetivo eliminar o tumor, reduzindo os sintomas e a progressão da doença. Com o uso de radioterapia ou quimioterapia (ou ambas), de acordo com as características do tumor.

Fatores de Risco

Diferente de outras doenças que podem ser associadas a fatores como tabagismo e alcoolismo, o câncer de coração não pode, ainda, ser associado a fatores de risco como tabagismo e alcoolismo para o surgimento do problema.

Ainda que seja raro, não é impossível o surgimento de um tumor cardíaco. O mais indicado é manter uma rotina de exames e visitas médicas para garantir que a sua saúde esteja em ordem.